Entendendo o caminho do livro

Existem diversas possibilidades para realizar a logística operacional que conduz o livro da editora ao consumidor final. Um dos principais formatos aplicados é a utilização das distribuidoras e livrarias.

O autor ou a editora, normalmente, não conseguem atender toda a demanda que um livro pode gerar e ainda ter que administrar pedidos, entregas, impressão, estoques e cobrança.

Porém, a margem de comissão das distribuidoras e livrarias gira em torno de 40 à 60% sobre o valor da capa. E a medida mais comum de negociação é por consignação. Por isso, este modelo, quando adotado, exige uma tiragem muito grande de livro para abastecer o mercado, algo acima de 10 mil unidades, para que o ganho ou lucro venha com a escala.

Nesse modelo dois grandes problemas atravancam o sucesso do negócio o alto risco de encalhe já que o volume de produção é muito grande diante da demanda proposta e custo de estocagem visto que armazenar uma grande quantidade de livros não é tarefa simples.

Para contornar estas dificuldades, uma nova oportunidade de negócio se apresenta. Um novo modelo de negócio que pode transformar a realidade do mercado editorial. Uma pessoa física podendo ocupar o espaço da distribuidora.

A venda direta de livros como solução e adaptação ao novo cenário editorial

A ferramenta fundamental para o trabalho de vendas de livros é um bom portfólio, isso não é nenhuma novidade. No entanto, ter um portfólio e não precisar ter o produto em estoque é o diferencial.

Dessa forma, um representante comercial da editora pode ser recrutado e, em seguida, vender produtos mediante a comissionamento, dependendo do tamanho de sua encomenda sem precisar gerir estoques, logística e tributos administrativos.

Ele pode, ainda, tornar-se Líder de vendas, recrutando as próprias pessoas de vendas, formando suas próprias equipes de vendas.

O Modelo de Venda Direta é lucrativo uma vez que permite vender produtos com preços premium e alta margem de lucro, pois aplica preço de varejo ao consumidor final. Pagando um percentual alto aos representantes de venda (em torno de 30%). Uma oportunidade fantástica para quem quer ter renda extra ou fixa a um custo quase zero.

Um portifolio de peso

A Editora Zit é uma empresa consolidada há 17 anos, sendo detentora de inúmeros prêmios e indicações de qualidade e se tornou grupo editorial ao incorporar as seguintes marcas: Tinta Negra, Escrita Fina, Nossa Casa, Ao Livro Técnico e Novo Ser.

Aqui você tem a segurança de oferecer produtos de excelência para lojistas e escolas e uma variedade de mais de 500 títulos no portfólio.

Uma proposta disruptiva

A venda direta através de um canal digital permite que o representante atue com abrangência nacional, permitindo com isso um aumento exponencial na sua força de venda.

Para se adaptar ao novo cenário do mercado livreiro o profissional de venda precisa se reinventar e manter-se atento às novas oportunidades de ser colocar a frente. Um novo caminho promissor está ao seu alcance.

A Editora Zit está disponível para construir com você esse novo modelo de negócio, nos pergunte como. 🙂


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Comentários

1 Comentário

  1. Maria Mayara de Jesus Sobrinho disse:

    É muito legal
    É uma coisa irradiante a comunicação com os livros.

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